segunda-feira, 2 de outubro de 2017

EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA É TEMA DE INTERCÂMBIO DE SABERES NO PAJEÚ DE PERNAMBUCO


No dia 29 de setembro de 2017 os jovens dos grupos “Conquista Jovem e do Núcleo de Comunicação”, da ADESSU Baixa Verde, acompanhados da equipe técnica e parceiros, participaram de um intercâmbio na Escola Municipal Baraúnas que se localiza na zona rural da cidade de São José do Egito-PE.

Com o objetivo de conhecer e trocar experiências com a escola Baraúnas, os grupos de jovens e equipe assistiram várias apresentações dos trabalhos que são realizados na escola. Os visitantes também fizeram uma apresentação mostrando como é desenvolvido todo o trabalho voltado para o direito das crianças, adolescentes e jovens nos municípios de Triunfo e Santa Cruz d Baixa Verde.

A escola Baraúnas funciona em dois turnos, desde a educação infantil até o ensino fundamental, todos os alunos são oriundos de 13 comunidades rurais. Os trabalhos com crianças, adolescentes e jovens são de forma dinâmica, voltados para a educação contextualizada, além da vivência de projetos como: COOPE JOVEM e Guardiões da Mata de Caatinga.

O estudante Edimar Alves falou a diferença da sua escola para as demais “A educação contextualizada trabalha não só aulas teóricas, mas também práticas, onde a gente aprende não só no espaço escolar, mas também em outros locais” comentou.

A rede de ensino conta com algumas parcerias para fortalecer as ações existentes na escola como: DIACONIA, Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE, Grupo Fé e Política e Funcultura. Através desses apoios, os alunos desenvolvem projetos de dança, teatro, poesia, grafite, libras e produção de cordeis e oficinas de Xilogravuras que chegam a ser utilizadas como logomarcas em campanhas educativas de outras cidades. 






TEXTO: Aiane Lopes e Rafaela Vieira 
FOTO: Ana Albuquerque 
(jovens do Núcleo de Comunicação - ADESSU Baixa Verde)

Nenhum comentário: