quinta-feira, 16 de março de 2017

Programa Um Milhão de Cisternas gera renda para jovens de comunidades rurais

Por Jéssica Freitas, comunicadora popular da ADESSU Baixa Verde




O Programa Um Milhão de Cisternas - P1MC tem melhorado a vida de milhares de famílias no Semiárido Brasileiro, garantindo o acesso à água de qualidade. Mas uma iniciativa da equipe do programa, executado pela ADESSU Baixa Verde está indo além. O objetivo é dar possibilidades para que jovens de comunidades rurais de Santa Cruz da Baixa Verde e Triunfo possam se capacitar e ter acesso à renda a partir da confecção de um dos componentes das cisternas de placas. Eles irão aprender a montar a estrutura das bombas manuais (peças feitas com canos de PVC que auxiliam as famílias na retirada da água das cisternas). 

Nessa quarta-feira (15), um grupo de jovens participou da primeira etapa de capacitação. A gerente financeira do programa, Andréa Santos, apresentou a proposta e passou informações sobre como se dará o processo. “A ADESSU sempre trabalhou com o jovem e sempre buscou alternativas para inserir esse público e criar formas de geração de renda. Pensando nisso, estamos com a proposta de inseri-los nos cursos de Gerenciamento de Recursos Hídricos - GRH como estagiários e também formar uma equipe de 10 jovens para a confecção das bombas”, explicou.

Sob a orientação da técnica de campo do programa, Lucimara Rodrigues, eles já começaram a conhecer as peças utilizadas e o processo de montagem. Através da oficina práticas, eles têm possibilidade de produzir as bombas, destinadas às 340 cisternas de placas que serão construídas nesse Termo Aditivo de Parceira.

A jovem Adricia Lopes, da comunidade São Bento, em Santa Cruz da Baixa Verde, é uma das integrantes do grupo. “Achei uma ótima oportunidade a confecção das bombas, pois além de ser uma geração de renda para nós, também ajudamos a Associação, que não precisará ir atrás de produtores fora. Eu sou cadastrada no projeto da KNH, me cadastrei com 12 anos, já venho participando das atividades na minha comunidade e já participei do projeto Jovem Líder e agora estou de volta nesse projeto”, relatou a jovem.

Nenhum comentário: