sexta-feira, 27 de março de 2015

Encontro de Formação debate produção ‪agroecológica‬ e consumo de água no Sertão do Pajeú

Por Carlos Henrique Silva - setor de Comunicação da Diaconia

A reunião foi realizada no Sindicato dos Trabalhadores e
Trabalhadoras Rurais de São José do Egito
Na última sexta-feira (20), um encontro de formação reuniu ‪agricultores‬ e ‪agricultoras‬ familiares apoiados pelo programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) no município de São José do Egito, ‪Sertão do ‪Pajeú. A reunião, facilitada pelos animadores Cícero Cristiano e Fátima Sabino, trabalhou a produção ‪agroecológica e a situação da ‪água‬ na região, o manejo do ‪solo‬, ciclo de ‪chuvas‬, ‪queimadas‬, ‪erosão‬, ‎adubação‬ ‪orgânica‬ e outros temas relacionados.

A cartilha 'A Roça no Sertão', produzida pelo Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), foi um dos recursos utilizados na metodologia, além de slides e vídeos educativos.

Debates e troca de conhecimentos também marcaram o evento, que incluiu a apresentação em slides relacionada à Semana da Água, destacando as formas corretas e equivocadas de manejo dos recursos hídricos.

A programação finalizou à tarde, com uma atividade voltada para as tecnologias recebidas pelos beneficiários. O trabalho foi desenvolvido em grupos, pontuando os principais benefícios, as transformações positivas e os principais problemas encontrados em todo processo de construção das tecnologias.

"Os relatos das agricultoras e agricultores foram muito interessantes, principalmente dos caráteres produtivos. A maioria dos beneficiários afirmou que seus animais já reproduziram e que, com o caráter produtivo, agora estão desenvolvendo atividades de criação que não desenvolviam."
(Cícero Cristiano, animador de campo)

Nenhum comentário: