sexta-feira, 27 de junho de 2014

MULHER EXERCE A FUNÇÃO DE PEDREIRA E OCUPA OS ESPAÇOS SOCIAIS


Por Genilson Reis - Comunicador do Neps

Apesar de ser um trabalho um pouco pesado, a mão de obra, relacionada à construção de cisternas está muito presente no dia a dia das mulheres sertanejas. Edileide Pereira de Souza, residente no Povoado do Socorro, município de Santa Filomena, Sertão do Araripe de Pernambuco, mulher guerreira e bastante interessada em exercer a função de pedreira buscou alcançar seu objetivo e se aperfeiçoar com essa realidade.

Em 2013, a convite do Núcleo de Educadores Populares do Sertão de Pernambuco (NEPS), Edileide participou de uma capacitação de pedreiros e pedreiras para construção de cisternas calçadão com capacidade para armazenar 52 mil litros de água, que tem a finalidade de produzir alimentos. Em parceria com a Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA), o NEPS tem como missão desenvolver as ações de convivência para o Semiárido, a partir das construções de tecnologias de captações de água para consumo humano e para produção de alimentos, visando à sustentabilidade econômica e valorizando os espaços das mulheres em todos os setores de trabalhos e relações sociais.

Com muita disposição e responsabilidade, Edileide concluiu a capacitação e colocou o seu desejo em prática. Ela participou da construção de 12 cisternas-calçadão e cisternas-enxurrada no município de Santa Filomena, tornando-se assim, a primeira mulher pedreira na história do NEPS. Recentemente, Edileide novamente recebeu o convite do NEPS para construir cisternas de 16 mil litros que garante água para o consumo humano. Ela se destaca não só pelo fato de construir as tecnologias, mas também por ser um exemplo para a sociedade e provar que a capacidade humana independe da questão de gênero. 

Nenhum comentário: