quarta-feira, 9 de abril de 2014

Soluções alternativas para o Semiárido

Começa nesta quarta-feira (9) e segue até a sexta (11) a Mostra de Ecotecnologias para a Convivência com o Semiárido, realizada pelo Serviço de Tecnologia Alternativa – SERTA, em Ibimirim, PE. O evento objetiva partilhar formas de conhecimento, práticas e experiências que colaboram com a vida no semiárido. As tecnologias da Mostra foram desenvolvidas por educandos e educadores do Curso Técnico de Agroecologia, e demonstram possibilidades de reinventar e recriar realidades a partir de recursos e potenciais do lugar. 

“Mais do que mostrar tecnologias estaremos nos mostrando, dizendo quem somos, o que estudamos, como é o curso, em que acreditamos, o que sonhamos e somos capazes de fazer. Então, a Mostra é, sobretudo, de pessoas, capacidades, habilidades, saberes.”, comenta Sebastião Alves, vice-presidente do Serta e integrante da comissão organizadora do evento.

A estrutura está sendo organizada em pátios de energia, pomar, horta, geodésicas, Unidade Básica de Sustentabilidade, tratamento e reuso das águas cinzas, artesanato e bioconstrução. Os portões serão abertos às 8h e fecharão às 18h.

No local, haverá restaurante e lanchonete para venda de refeições e lanches. Quem deseja se hospedar, a sugestão são pousadas dos municípios de Ibimirim (4km do local) e Arcoverde (80km do local). São esperadas cerca de duas mil pessoas. 

A programação conta com a participação da coordenadora executiva da Articulação do Semiárido Brasileiro em Pernambuco (ASA-PE), Neilda Pereira, que será debatedora do painel Políticas Públicas e Gestão para a Convivência com o Semiárido e Financiamento das Políticas. Educadores e estudantes da Escola Técnica do Campo também participam da programação temática, tratando da Convivência com o Semiárido a partir das contribuições do Serta ao longo de sua trajetória.

Outro acontecimento festivo da programação será a colação de grau das turmas de Agroecologia 2014.1, que encerra o evento. A Mostra de Ecotecnologias é uma realização do Serta, que abre, na ocasião, o calendário festivo dos seus 25 anos. 

Serviço:
Mostra de Ecotecnologias para Convivência com o Semiárido
Local: Sede do Serta – Povoado Poço da Cruz, Açude Engenheiro Francisco Sabóia, Zona Rural, Ibimirim – Pernambuco.
Data: 9, 10 e 11 de abril de 2014
Hora: de 8h às 17h
Valor: R$ 5,00

Contato
Romário Henrique
Assessor de Comunicação/Serta – www.serta.org.br 
(81) 9725-2775  (87) 3932-5008 – comunicacao@serta.org.br

Nenhum comentário: