sexta-feira, 5 de julho de 2013

ASA Pernambuco realiza encontro com comunicadores/as populares

Por Lidiane Santos* e Mariana Landim**

Foto: Kátia Gonçalves
Na última terça-feira (02), no município de Araripina, Sertão do Araripe, a Articulação no Semiárido pernambucano (ASA-PE) realizou um encontro com os comunicadores/as das organizações que compõem a coordenação estadual. A ideia foi discutir sobre as dinâmicas de comunicação da ASA-PE, a partir das atividades desenvolvidas, bem como refletir sobre o papel do/a comunicador/a, considerando a conjuntura atual das entidades.

Além dos/as comunicadores/as, o encontro contou com a participação da coordenadora executiva da ASA-PE, Neilda Pereira, e da integrante da Assessoria de Comunicação da ASA (ASACom), Gleiceani Nogueira. A Atividade iniciou com um momento de integração entre os/as participantes, e logo em seguida, Neilda fez uma explanação sobre o contexto de criação da ASA, a partir da organização política e dinâmica de funcionamento da Articulação ao longo dos 13 anos de atuação no Semiárido.

Segundo Neilda, o encontro contribuiu para consolidar os processos de comunicação da ASA-PE. “O grupo teve oportunidade de vivenciar um momento de formação importante, já que muitas pessoas estão chegando para contribuir com a comunicação que construímos em rede. Nesse sentido, o encontro possibilitou uma leitura mais aprofundada sobre a caminhada, o que garantiu que o núcleo de comunicação fizesse um planejamento participativo de ações e atividades”, destaca.

Ainda durante o encontro, os/as comunicadores/as puderam discutir sobre os avanços e as dificuldades durante o desenvolvimento das atividades no ano passado, à luz dos instrumentos e iniciativas de comunicação da rede. De acordo com Gleiceani, o momento foi de acolhida e integração. “O encontro conseguiu fazer um debate sobre a importância da comunicação dentro das dinâmicas do estado e, ao mesmo tempo, traçar um olhar de como esse trabalho dialoga e contribui com a comunicação da ASA Brasil. Também faço destaque para a troca de experiências entre a ASACom e os participantes, pois esse diálogo e essa integração são fundamentais para o fortalecimento do trabalho em rede”, reforça.

No encerramento do encontro, o grupo construiu o cronograma de ações e atividades de comunicação da ASA-PE, previsto para o segundo semestre do ano.

Debate na coordenação estadual

Um dia após o encontro de comunicadores/as, representantes das organizações que integram o coletivo estadual, validaram o planejamento de comunicação da ASA-PE. Na ocasião, também foi apresentado os resultados do trabalho de assessoria de imprensa da ASA, assim como a contribuição do estado nesse processo.

*Comunicadora da Cáritas Regional NE 2
**Assessora de Comunicação da ASA-PE

Nenhum comentário: