quinta-feira, 25 de julho de 2013

Agricultores e agricultoras celebram tecnologias de convivência com o Semiárido patrocinadas pela Petrobras

Evento aconteceu no município de Areia Branca (RN) e integra contrato de patrocínio entre a ASA e a Petrobras. Em todo o Semiárido serão 20 mil tecnologias em um ano.


por Catarina de Angola*, com colaboração de Kátia Gonçalves**
Areia Branca - RN
24/07/2013

Agricultora Francisca Gomes deu seu depoimento
emocionada.
| Foto: Vlademir Alexandre/ASACom
“Não queiram imaginar o quanto estou feliz. Tenho orgulho de ser agricultora, muito! Porque é da terra que a gente tira o nosso sustento, cria nossos filhos. Não tenho palavras para agradecer a todos os envolvidos nesse processo e termino minhas palavras cantando o Pai Nosso do Agricultor”. Foi com essas emocionantes palavras que a agricultora Francisca Gomes abriu ontem (23), no assentamento Serra Vermelha, em Areia Branca (RN), as falas da cerimônia de inauguração das primeiras tecnologias sociais de captação de água para a produção de alimentos do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), através de um contrato de patrocínio com a Petrobras.

A plateia presente no evento, formada por cerca de 1.200 agricultores e agricultoras do Semiárido, retribui a fala de dona Francisca acenando com os bonés e cantando, junto com ela, o Pai Nosso. Os participantes foram recepcionados ao som de músicas regionais pelo cantor potiguar Isaque Galvão, que levantou os convidados entrando no evento com pernas de pau. Em seguida, a comitiva da ASA e da Petrobras, que foi conhecer de perto as tecnologias implementadas pelo projeto na comunidade, subiu ao palco e assistiu a apresentação musical das crianças da Escola Santo Amaro falando sobre a importância da educação do campo.

Agricultores e agricultoras animados pelo som do cantor 
Isaque Galvão. | Foto: Vlademir Alexandre/ASACom
O agricultor Nelson Ferreira, da Paraíba, também deu seu depoimento enfatizando a contribuição dos Agricultores e agricultoras animados pelo som do cantor Isaque Galvão. agricultores e agricultoras na produção de alimentos saudáveis. “Mais de quatro mil mulheres do Polo da Borborema [na Paraíba] produzem alimentos saudáveis graças a essas implantações tecnológicas. O povo nordestino não é cultura atrasada, a gente aprende e faz alimento saudável, agroecológico, garantindo uma saúde melhor para quem planta e consume o alimento. Por isso, vamos continuar com as políticas públicas para reafirmar o objetivo do agricultor que é um Semiárido justo”, concluiu.

Em seguida Naidison Baptista, coordenador executivo da ASA pelo estado da Bahia, iniciou sua fala com uma salva ao Semiárido. Ele colocou a importância que as tecnologias sociais têm para as famílias da região e reforçou o protagonismo dos agricultores e agricultoras. “Não foi a ASA que trouxe isso para os agricultores; a ASA pegou isso nas comunidades, sistematizou, está aperfeiçoando esse processo tecnológico com os agricultores e devolvendo a eles uma dimensão que é deles não é nossa. Nós não estamos trazendo doações, estamos construindo com eles a estradas que eles já sabem qual é. Eles são os sujeitos da caminhada”, destacou.

Cerca de 1.200 agricultores participaram da cerimônia.
| Foto: Vlademir Alexandre/ASAcom
Ao final do evento, o Diretor de Produção e Exploração da Petrobras, José Miranda Formigli, reafirmou o objetivo da Companhia em patrocinar uma iniciativa como a da ASA. “Para nós, Mossoró e toda essa região do Semiárido, está intrinsicamente ligada a nossa atividade extrativista. Mas uma atividade extrativista não pode se limitar apenas a tirar do subsolo óleo e gás, como a gente vem fazendo com sucesso. E a gente procura em parte devolver a sociedade o que nós obtemos na região. Agora, com esse projeto, a gente consegue dar uma sustentabilidade em termos de outra atividade econômica, que é obviamente aquela atividade econômica histórica da área que é a agricultura”, pontuou o diretor.

Na ocasião, os convidados receberam do estado anfitrião uma cesta com alimentos da agricultura familiar produzidos por duas cooperativas da região. No encerramento do evento, o cantor Isaque Galvão voltou a animar os presentes com música, num clima de muita alegria e descontração.

P1+2 – No contrato de patrocínio com a Petrobras, a ASA irá implementar, no período de um ano, 20 mil tecnologias em todo o Semiárido brasileiro, sendo: 10 mil cisternas-calçadão, 6.450 cisternas-enxurrada, 250 barragens subterrâneas e 3.300 barreiros-trincheira, atendendo 100 mil agricultores e agricultoras. Até hoje, a Articulação já construiu mais de 18 mil tecnologias que captam e armazenam água da chuva para a produção de alimentos e criação de animais, através do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2). 

O evento contou com a organização das instituições que compõem a ASA no Rio Grande do Norte, como a Coopervida e a Terra Viva. 

*Assessora de comunicação da ASA
**Comunicadora Popular da ASA

Nenhum comentário: