quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Mudanças na Feira Agroecológica de Araripina


Feira foi reinaugurada no mês de novembro, com novidades para os feirantes e consumidores

Por Arméle Dornelas - Assessoria de Comunicação do Chapada

O agricultor Nilson comercializa uma variedade de frutas e verduras
agroecológicas. | Foto: Acervo Chapada
Há oito anos, o Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe (Chapada) criou a Feira Agroecológica de Araripina como forma de incentivar a comercialização dos produtos orgânicos de famílias agricultoras. Nesse ano de 2012, a instituição reestruturou a ação com o intuito de gerar mais visibilidade aos produtos agroecológicos. Depois de um mês de pesquisa para compreender as necessidades dos consumidores e feirantes, o Chapada pôde atender melhor aos anseios desse público. Na primeira quinzena de novembro, a Feira foi reinaugurada na cidade com inovação e bons resultados para os envolvidos. 

A reorganização das barracas foi uma das novidades do espaço. Com a nova disposição dessas tendas, a locomoção pela Feira teve uma significativa melhoria. Além disso, elas foram reformadas o que deu segurança às famílias agricultoras. Os comerciantes também receberam novos fardamentos e puderam ver banners e faixas divulgando a Feira no local. O ambiente ainda recebeu lixeiras, o que garantiu a limpeza durante o evento.   

Além das típicas frutas e verduras, dessa vez, os consumidores conferiram itens de artesanato à venda. Nove famílias agricultoras ofereceram uma grande diversidade produtiva, tanto de alimentos como de arte para os visitantes. “Sou consumidor da feira desde sua abertura, em 2004. Os feirantes estão de parabéns, os produtos são muito bons e têm ótima durabilidade por serem orgânicos”, disse o professor João Muniz. 

Durante dois dias, passaram pela Feira cerca de 300 pessoas. Os produtos foram vendidos de maneira rápida garantindo bons lucros aos feirantes e produtos saudáveis aos compradores. Sugestões também foram deixadas, como a implementação de sacolas feitas de material reciclável. “Achei que a reinauguração deu um destaque maior à Feira. Espero que todos e todas trabalhem de forma organizada e tragam cada vez mais ideias”, comentou o técnico do Chapada que presta assistência à Feira Agroecológica de Araripina, Flávio Paiva.  

A Feira 

Com oito anos de atuação, a Feira Agroecológica de Araripina acontece toda sexta e sábado no hortifrutigranjeiro da cidade, a partir das 16h da sexta e indo até às 12h do sábado. Nela, encontra-se uma grande variedade de frutas e verduras orgânicas. Desde sua reinauguração, ela também conta com a venda de produtos de artesanato. Alimentos agroecológicos garantem a segurança alimentar de quem os consome. 

Nenhum comentário: