quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Agricultora do Agreste pernambucano participa de evento Nosso Planeta Água, em São Paulo

Por Sara Brito (Centro Sabiá)

Na próxima quinta-feira, dia 29, às 18h, a agricultora Joelma Pereira, de Cumaru, no Agreste de Pernambuco, participa da 18ª edição do evento TEDxVilaMadá,que terá como tema Nosso Planeta Água. O Teatro da Vila, localizado na Vila Madalena, na cidade de São Paulo, sediará o TEDxVilaMadá, que tem como objetivo despertar nas pessoas a reflexão sobre a importância da água em nossas vidas diante de perspectivas social, econômica, ambiental e educacional. 

Doze pessoas de diferentes áreas do conhecimento e nacionalidades foram convidadas para palestrar. Além de Joelma Pereira, agricultora assessorada pelo Centro Sabiá, estão arquitetos, químicos, médicos e a Ministra Nacional de Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

“Vou falar um pouco sobre a água no Nordeste. Como lidamos com a água, o que tem ajudado a gente e sobre as tecnologias que ajudam nos períodos de estiagem,” diz Joelma, que atualmente é vice-presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Cumaru, integrante da comissão municipal da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA) e vencedora do prêmio de Personalidade do Meio Ambiente 2012, da Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco. O objetivo dela, porém, é mais amplo. Ela pretende desmistificar a figura do nordestino. “Quero mostrar que o nordestino quer viver no lugar que nasceu, se criou e escolheu. A seca é um desafio, mas o nordestino enfrenta-o por opção,” completa.

Os TEDx são eventos locais promovidos pelo TED, conferência anual que tem como missão divulgar boas ideias para o mundo. São mais de 3 mil TEDx realizados em todo o mundo para reunir pessoas e dividir experiências capazes de fomentar a inovação, a liderança de pensamento e a percepção visionária. Sobre essa troca de ideias, Joelma Pereira também tem algo a dizer: “Quando olhei a lista de participantes, vi que só tinha gente bem estudada. Acho que vai ser bom uma mulher, nordestina, agricultora, mostrar algo diferente para as pessoas.”

A plateia será composta por 120 pessoas com perfil multiplicador, crítico e formador de opinião. Além disso, o evento será transmitido pela internet para um público estimado de 500 pessoas no site do projeto. As palestras também serão gravadas e disponibilizadas no TED.com para uma maior divulgação e mobilização.  

Nenhum comentário: