O assentamento Caldeirões está localizado no município de Iguaracy (PE). O local passou por algumas dificuldades, por falta da união dos moradores. Mas há algum tempo este quadro vem mudando, o espírito de companheirismo finalmente bateu no coração de alguns. É tanto que, desde o ano passado, um grupo de agricultores/as decidiu formar uma horta comunitária orgânica. Alguns deles participam ativamente dos encontros de aprendizagem em hortas e pomares e isso é fundamental para o envolvimento de várias pessoas. Hoje, eles lutam por um objetivo comum: plantar em suas áreas que já estão um pouco cansadas, em decorrência de plantios no solo pouco estruturado e pobre.
Por meio desse trabalho, percebe-se a desenvoltura e a preocupação em usar algumas técnicas, como a cobertura morta. São medidas importantes para a maioria dos solos, pois protege a terra da incidência direta da insolação e das chuvas, diminuindo a força e a velocidade da queda das gotas de água e garantindo a proteção contra o calor e a ação direta dos ventos. Hoje, os/as moradores/as vêem o quanto é importante trabalhar em conjunto e apostar na agricultura orgânica.
Muitos/as relatam que é maravilhoso acordar e ver que vão consumir produtos de qualidade, produzidos por eles/as próprios/as. Também ressaltaram a importância do aprendizado, que vem aumentando a cada dia. A necessidade atual dos/as agricultores/as é ter espaço para comercializar seus produtos.
Desde que começaram a participar dos encontros de hortas e pomares viram que é possível adequar tecnologias nas suas áreas e apostar em uma agricultura agroecológica, que hoje é a mais procurada pela população preocupada em consumir produtos de qualidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário