quarta-feira, 12 de maio de 2010

Seminário avalia Programa de Aquisição de Alimentos no Semiárido

da ASACom
A Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA) promove o Seminário de Avaliação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no Semiárido. A atividade acontecerá em Natal, capital potiguar, nos dias 13 e 14 de maio.

Os objetivos do seminário são: refletir sobre o Programa, seus avanços no Semiárido brasileiro; oportunizar um espaço de intercâmbio e troca de experiências entre diferentes iniciativas que buscam viabilizar a produção, o beneficiamento e a comercialização de alimentos da agricultura familiar na região do Semiárido; analisar as formas como essas iniciativas estão interagindo com o (PAA), bem como as razões pelas quais algumas organizações não acessam o Programa; servir como um espaço de formação de propostas que fortaleçam o PAA e que ampliem a oferta de políticas voltadas para a agricultura familiar no Semiárido.

“Embora seja um seminário organizado pela ASA, ele deve agregar outras redes e movimentos que operam o Programa de Aquisição de Alimentos na região. Essa integração permitirá olhares diversos e, assim, poderemos projetar o futuro, identificar limites e potencialidades do Programa e discutir como podemos superar os desafios. O PAA é importante para o Semiárido e para a agricultura familiar na região”, explica Naidison Baptista, coordenador da ASA.

O Seminário está previsto para 60 pessoas, sendo seis de cada um dos 10 estados do Semiárido, que trabalhem direto com o PAA, entre representantes de organizações, agricultores(as) familiares, agroextrativistas, assentados(as) da reforma agrária, acampados(as), indígenas, quilombolas e populações tradicionais. As inscrições já foram encerradas.

Os palestrantes do evento são: o diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, Sílvio Porto; a representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Estado do Rio Grande do Norte, Maria do Socorro Oliveira; o coordenador-geral do PAA no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Marcelo Resende e o conselheiro nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Carlos Eduardo Leite. Além das palestras, serão apresentadas quatro experiências de associações e cooperativas que operam o PAA nos estados de Minas Gerais, Alagoas, Bahia e Rio Grande do Norte.

Perfil dos palestrantes:
Sílvio Isopo Porto – Engenheiro, diretor de Política Agrícola e Informações da Conab. Já foi diretor-presidente das Centrais de Abastecimento da Secretaria Municipal de Betim/MG; diretor nas áreas de Produção e Abastecimento das prefeituras de Belo Horizonte/MG e de Porto Alegre/RS e; consultor na área de Segurança Alimentar no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Marcelo Resende – Engenheiro agrônomo, coordenador-geral do Programa de Aquisição de Alimentos no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Foi presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
Maria do Socorro Oliveira – Historiadora, delegada federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Rio grande do Norte.
Carlos Eduardo Leite – Engenheiro agrônomo, conselheiro nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e coordenador-geral do Serviço de Assessoria a Organizações Populares Rurais (SASOP). É ex-presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional da Bahia (Consea/BA) e ex-diretor regional da ABONG Nordeste 2 (Bahia e Sergipe).

Experiências a serem apresentadas:
RN - Cooperativa da Agricultura Familiar de Apodi (Cooafap).
AL - Cooperativa dos Pequenos Produtores Agrícolas dos Bancos Comunitários de Sementes (Coopabacs).
BA - Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc).
MG – Associação ABC
O que é o PAA
O Programa de Aquisição de Alimentos é uma das ações do Fome Zero, cujo objetivo é garantir o acesso aos alimentos em quantidade, qualidade e regularidade necessárias às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, sob a perspectiva do direito humano à alimentação adequada; promover a inclusão social no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar; promover o abastecimento institucional com alimentos, que compreende as compras governamentais de gêneros alimentícios para fins diversos, incluída a alimentação escolar e constituir estoques estratégicos de alimentos produzidos pela agricultura familiar.
O que é a ASA
A Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA) , é um fórum de organizações da sociedade civil, que vem lutando pelo desenvolvimento social, econômico, político e cultural do Semiárido brasileiro, desde 1999. Atualmente, congrega mais de mil organizações, entre sindicatos de trabalhadores/as rurais, organizações não governamentais, cooperativas, associações e igrejas.
SERVIÇO:
O QUE: Seminário de Avaliação do Programa de Aquisição de Alimentos no Semiárido.
QUANDO: 13 (9h às 16h) e 14 (9h às 12h) de maio.
ONDE: MONZA PALACE HOTEL. Endereço: Av. Senador Salgado Filho, 3490 – Lagoa Nova – Natal/RN. Fone: (84) 4006.6464. Referência: próximo ao Estádio de Futebol “Machadão”.
CONTATO: Assessoria de Imprensa - Viviane Brochardt – (81)9913.3044/(81)2121.7666 viviane@asabrasil.org.br http://www.asabrasil.org.br/

Nenhum comentário: