sexta-feira, 28 de maio de 2010

Organizações da ASA Pernambuco compõem a Comissão Nacional de Combate à Desertificação

por Mariana Landim - comunicadora popular da ASA/UGT Chapada

Na última sexta-feira (21), no município de Afogados da Ingazeira, Sertão do Pajeú de Pernambuco, foi realizada uma assembleia deliberativa com o objetivo de indicar representantes das entidades da sociedade civil das áreas susceptíveis à desertificação, para compor a Comissão Nacional de Combate à Desertificação (CNCD).

Estiveram reunidos dois representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA), - Ricardo Padilha e Jonair Mongin - além de sete representantes de instituições não-governamentais. A ideia era formar um coletivo que pudesse representar Pernambuco nas reuniões da CNCD, como também articular as demais organizações da sociedade civil no estado em relação ao tema.

Na ocasião os representantes do MMA informaram as ações que foram deliberadas pelo I Encontro Nacional de Enfrentamento da Desertificação (I ENED), inclusive em relação ao Fundo de Mudanças Climáticas, que destinará 50% dos recursos para o tema Desenvolvimento Sustentável do Semiárido Brasileiro.

Ainda durante a assembleia, o Ponto Focal da Sociedade Civil/ASA Pernambuco, Mário Farias, falou sobre a reunião com os Pontos Focais ocorrida em Fortaleza, no Ceará. Segundo Mário, o encontro tratou da proposta do Fundo Caatinga, - formulado pelo MMA e Banco do Nordeste do Brasil - de captar recursos para projetos de combate a desertificação e recuperação de áreas degradadas no Semiárido Brasileiro.

No encerramento da assembleia foi aprovado o nome de quatro instituições que representarão Pernambuco na CNCD: Diaconia (Titular), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape – 1º suplente), Centro de Assessoria e Apoio aos Trabalhadores e Instituições Não Governamentais Alternativas (Caatinga – 2º suplente) e Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá (3º suplente).

Nenhum comentário: