Nesta sexta-feira, dia 26 de março, será realizada, no Sertão do Pajeú de Pernambuco, a Caravana em Defesa do Rio Pajeú. Aproveitando as comemorações da Semana da Água, a Caravana pretende denunciar a degradação que se encontra o Rio Pajéu e alertar o poder público para a situação do rio. A atividade é realizada por várias organizações não-governamentais, Dioceses e sindicatos rurais da região.
A Caravana saíra da cidade de Serra Talhada, a partir das 6h, e seguirá pelos municípios de Calumbi, Flores, Carnaíba, Afogados da Ingazeira, São José do Egito e encerramento em Brejinho. A concentração para saída da caravana será do Centro Social da Fetape, em Serra Talhada.
O Rio Pajeú está bem diferente de 30 anos atrás, quando se utilizava as suas águas para os mais variados usos, inclusive o consumo humano. Hoje, o Pajeú se vê ameaçado pelos mais diversos processos de destruição, entre eles: a descarga de esgotos urbanos, o assoreamento da sua calha provocado, principalmente, pela retirada desordenada da areia e de sua mata ciliar; a construção de casas nas suas margens e com a construção das barragens que faz com que várias espécies de peixe entrem em extinção. A Caravana pretende ser uma forma de chamar a atenção da sociedade e das autoridades, cobrando providências imediatas, antes que o nosso Rio se transforme, definitivamente, num imenso esgoto a céu aberto.
A Caravana em Defesa do Rio Pajeú é uma realização do Sindicato de Trabalhadores Rurais / FETAPE, CECOR, MMTR do Sertão Central – PE, Comitê da Bacia Hidrográfica do Pajeú, Diocese de Afogados da Ingazeira. Com apoio da ANA, PDHC, Diaconia, Centro Sabiá, Casa da Mulher do Nordeste, Prefeituras Municipais de Serra Talhada, Carnaiba e Afogados da Ingazeira.
Serviço:
O que: Caravana em Defesa do Rio Pajeú
Quando: Nesta sexta-feira, dia 26/03
Onde: A partir das 6h, no Centro Social da Fetape, em Serra Talhada.
Outras Informações:
Cecor – Centro de Educação Comunitária Rural
Fone: (87)3831.2385
E-mail: cecor@netcdl.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário