O SERTA - Serviço de Tecnologia Alternativa e Unicef – Fundo das Nações Unidas para a Infância publicaram versão eletrônica de um Guia Metodológico que orienta os municípios que concorrem a edição 2013-2016 do Selo Unicef Município Aprovado. O guia acompanha um vídeo que relata experiências bem sucedidas a partir da metodologia contextualizada do SERTA em escolas, com participação da sociedade civil, do governo e de organizações sociais, a fim de que possa inspirar boas práticas nos municípios da região.
O Serta é parceira na realização do Programa. Além de acompanhar os municípios participantes dos estados de Alagoas, Paraíba e Pernambuco, a organização vem contribuindo no debate da questão da água de qualidade, banheiro e cozinha nas escolas. O material encontra-se disponível no site do Serta e Selo Unicef.
A Articulação no Semiárido - ASA já deu vários passos na perspectiva da água. Um passo é o Programa Um Milhão de Cisternas, que estão sendo construídas no Semiárido. “O que nós precisamos trabalhar é criar condições para que as escolas estejam plenamente abastecidas e as crianças tenham respeitado o seu direito primordial de ter água de qualidade nas escolas, para que funcionem constantemente”, disse o coordenador da ASA Bahia, Naidson Batista.
De acordo com o sócio-fundador do SERTA, Abdalaziz de Moura, mentor do Programa Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável – PEADS, os desafios apresentados pela Edição do Selo “só avançam se houver mobilização social dos diversos autores envolvidos com essa causa. E todos nós sabemos que o bem estar das crianças, em relação à infraestrutura, contribui muito com o direito de aprender e melhora sensivelmente as condições de aprendizado”.
Os municípios que concorrem a edição do Selo Unicef 2013-2016 Município Aprovado são acompanhados por etapas de ciclos de capacitações que englobam a realização de fóruns comunitários, oficinas e o desenvolvimento de atividades. O Selo Unicef é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. As temáticas são aplicadas nos eixos de Impacto Social e Gestão de Políticas Públicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário