O Centro de Educação Comunitária Rural (Cecor), ONG com sede em Serra Talhada, concluiu a construção de 450 cisternas calçadão e enxurrada nos municípios de Flores, Quixaba, Santa Terezinha, Mirandiba e São José do Belmonte, nos Sertões do Pajeú e Central, com financiamento da Fundação Banco do Brasil (FBB), via Articulação Semiárido Brasileiro (ASA).

Além das cisternas, o Cecor implantou o Caráter Produtivo, um incentivo em infraestrutura para que cada família que recebe a segunda água possa iniciar ou fortalecer a produção de alimentos e/ou criação de pequenos animais a partir da água da cisterna. “Nós dividimos o caráter produtivo em três linhas de atuação: produção de hortas, criação de galinha de capoeira e caprinovinocultura, possibilitando às famílias a oportunidade para melhorar suas rendas”, explica Valdir Vieira, técnico educacional do Cecor.
Ele ainda destaca a importância da Fundação Banco do Brasil apoiar o programa das cisternas. “O apoio da FBB trás um peso maior para o P1+2, isso mostra que os investimentos que antes eram destinados apenas aos grandes projetos, já estão sendo aplicados em tecnologias sociais, fortalecendo essa estratégia”, completa.
Além da execução das cisternas, o projeto ainda fortaleceu três bancos comunitários de sementes, três viveiros de mudas, realizou três intercâmbios interestaduais e quatro intercâmbios intermunicipais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário